quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dez dicas para a prevenção do Câncer

O aumento da incidência e da mortalidade por câncer vem despertando a preocupação de toda a sociedade.
O estilo de vida moderno imposto pela sociedade industrializada e consumista acabou por determinar o aparecimento ou recrudescimento das chamadas doenças crônico-degenerativas (DCD), das quais o câncer é um exemplo, além da obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes.
Simultaneamente ao aumento de expectativa de vida e o conseqüente envelhecimento da população, as doenças crônico-degenerativas têm sido apontadas como a maior causa de mortalidade e incapacidade no mundo, sendo responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais, segundo os pesquisadores.
Nesse contexto, a divulgação de informações sobre a prevenção das doenças desponta como uma importante medida de promoção da saúde, capaz de produzir as necessárias modificações sobre o estilo de vida das pessoas e, consequentemente, contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde da população.
No intuito de contribuir na divulgação dessas informações, reproduzo abaixo um interessante roteiro publicado pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA contendo dez dicas para a prevenção d câncer.

1. Evite fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas . Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata .

5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata .
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico . Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9. No lazer, evite exposição prolongada ao sol , entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

2 comentários:

JF disse...

Seu Blog nos proporciona uma reflexão maravilhosa da vida. Gostei muito deste post e mais ainda em saber do sua relação com a saúde pública. Sou Dentista e sempre gostei da saúde pública. Tenho um artigo sobre a influência da doênça periodontal em pacienmtes cardiopatas na miocardite bacteriana..popsso procurar, caso achar, vc poderia postar no blog.
abraços.
JF

Gustavo Fichter disse...

Obrigado pelo comentário, JF. Na verdade, gostaria de estar postando diariamente matérias diversas no meu blog, inclusive sobre a saúde pública no Brasil, cujo marco de excepcional importância se deu há 20 anos, com a instituição na CF de 1988 de um sistema público universalista e igualitário, que tem a integralidade do ser humano e a participação da comunidade como princípios norteadores.
Obrigado mais uma vez.