sexta-feira, 4 de abril de 2008

Rede de Atenção Oncológica

Numa bonita cerimônia realizada em 4 de abril de 2008, no Auditório Moacyr Santos Silva, no prédio do Hospital do Câncer I, no Centro do Rio, foi comemorado o encerramento do I Curso de Qualificação da Gestão para a Atenção Oncológica, do qual participaram 80 profissionais de 27 Secretarias Municipais no Estado do Rio de Janeiro.
Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Resende foram Raone da Silva Fernandes e Patrícia Luciane dos Santos Bechelli, que apresentaram o trabalho denominado Implementação do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer. O projeto tem por objetivo contribuir para a melhoria do cuidado aos pacientes oncológicos do município, através da criação de uma equipe multidisciplinar que atuará no acompanhamento dos pacientes e no planejamento e implementação de ações relativas à prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e comunicação em saúde na área da atenção oncológica.
A iniciativa da realização do Curso visa ao aprimoramento e desenvolvimento da Rede de Atenção Oncológica para o controle do câncer no país e foi implementada pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, uma organização da qual os brasileiros se orgulham e que completou 70 anos de existência no ano 2007. O INCA é órgão executor, normalizador e coordenador da política nacional de controle do câncer no Brasil.
Da cerimônia de encerramento participaram também: Dra. Anamaria Carvalho Schneider, ex-Secretária Municipal de Saúde de Resende e atual Subsecretária de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Dra. Simone Vincent, organizadora e condutora do Curso; Dr. Roberto Vincent; Eliana Claúdia de Otero Ribeiro, Coordenadora da CEDC/INCA; Dr. Alvaro Cardoso Machado, Diretor de Saúde em Resende; Gustavo Adolf Fichter, Coordenador do SAASC, na SMS Resende.

Nenhum comentário: