terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Reflexões fundamentais sobre o Sistema Único de Saúde - SUS

“O SUS é uma reforma incompleta, uma política que exigiu e ainda exigirá grandes mudanças tanto no modo de gerir sistemas públicos como na própria maneira como se organizam e operam os serviços de saúde.”

“Apesar dos desafios, o SUS consegue prestar tantos serviços com tão pouco recursos.”

“O SUS é uma política generosa, uma das leis mais claramente voltadas para a defesa das pessoas e dos interesses populares já aprovadas no Brasil.”

Seus Obstáculos:
“Contexto de ajuste econômico e de contenção dos gastos públicos na área social ... com expansão de gastos com dívida e manutenção de equilíbrio monetário.”

“Cultura fortemente clientelista e o precário funcionamento da máquina pública em todo o país”.

Gastão Wagner de Sousa Campos
Excertos de uma entrevista publicada na Revista Radis, da Fiocruz, com o Sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos, um dos mais renomados e admirados sanitaristas do Brasil, cuja voz sempre se levanta em defesa do Sistema Único de Saúde.

Um comentário:

Claudia Pinelli® disse...

Caro Gustavo
Em primeiro lugar, fiquei muito feliz por saber que você me visita no Simples Palavras e pelas palavras elogiosas que me fez. Obrigada.
Depois, por perceber que gosta de poesia. Tenho um blog depoesias. Minhas percepções do mundo em forma de poesia.
Caso queira encarar....rs... O link é:

http://prosaicospoemas.blogspot.com/
Mais uma vez obrigada e volte sempre.